AREA 51 • casa & plataforma criativa para empreendedores

 In para trabalhar, post

Como transformar Porto Alegre em uma cidade para se estar? O desafio de reverter o quadro de saída das pessoas para outros lugares, como Rio de Janeiro e São Paulo, é um dos motores da Area 51. Em meio a um jardim com luzinhas e redes nas árvores, pretende ser mais do que um coworking ou casa colaborativa: apresenta-se como plataforma criativa de inovação para pessoas empreendedoras. Conversamos com Lucas Costa, gerente do projeto.  

A Área 51, instalada no antigo Seminário Concórdia (uma ilha verde em meio à cidade), conta com 30 empresas e cerca de 200 pessoas trabalhando diariamente. Surgiu em 2015 e a ocupação do espaço veio aos poucos. Tudo para concretizar um movimento: “Escolhemos ser uma plataforma, e não uma casa, pensando em crescimento e força. Ser só uma casa é pouco, limita nossa atuação à geografia. Queremos ter sempre o foco de deixar um legado positivo para a cidade”, conta Lucas, que é formado em Relações Internacionais.

Ao abrigar empresas de cinco áreas (educação, empreendedorismo, entretenimento, comunicação e tecnologia), a Area 51 também carrega uma questão importante em seu próprio funcionamento: colocar em prática conceitos contemporâneos de trabalho. “Por aqui, exercitamos um olhar colaborativo e que tende à abundância. E os parceiros podem até mesmo ser concorrentes diretos. Conectamos muitos possíveis clientes com outros espaços, gerando relações mútuas”, explica Lucas. Não que se trate de um movimento simples: “Não fomos educados para colaborar, fomos educados para competir. Isso ainda está no nosso inconsciente”.

Com equipe enxuta, a iniciativa (que partiu de uma parceria entre a Zepellin Filmes e a escola de atividades criativas Perestroika) busca colaborações para realizar eventos autorais na casa. “É muito importante que as pessoas apresentem projetos e venham com novas ideias”. Lucas cita o recente Music Trends, evento sobre tendências do mercado musical promovido pelo coletivo Bananas Music Branding: “As marcas são bacanas, elas se relacionam… como podemos formatar algo juntos?”.  

Aproximar-se da associação do bairro é um objetivo. “Buscamos parcerias com a academia da frente, com o restaurante do lado. Sem contar que a casa é da Congregação Luterana, em área da igreja. Recentemente fizemos um evento conjunto e foi muito bacana trabalhar com pessoas de pensamento tão diferente, que possuem outro repertório. E ver que dá para fazer funcionar, com muito respeito”. Tornar a Area 51 uma referência local, é outra meta: “Que, em vez de ficar olhando para iniciativas de fora, estejamos no mesmo patamar delas”. Lucas cita projetos inspiradores em São Paulo, como o conjunto House of All (composto por espaços para trabalho e aprendizado com diferentes vocações: House of Work, House of Food, House of Learning e House of Bubbles).

// Um olhar sobre Porto Alegre

“Hoje, acho que é uma cidade efervescente. Um amigo, por exemplo, veio morar aqui e fez uma lista de restaurantes veganos da cidade, inclusive com opções de tele-entrega. E a lista é gigantesca! Como imaginar que, na capital do churrasco, existe tanto restaurante vegano? Às vezes o que falta é uma busca, não ficar em casa assistindo Netflix. Ir para a rua, em um gesto de ocupação.

Temos muito espaço para a criatividade; também com espaço geográfico para desenvolver. Cito O Bronx e as ocupações de espaço público, como a feita pela BASE. Por que nao valorizar mais isso e deixar a caretice de lado? Pessoas na rua trazem mais segurança. E é só deixar a efervescência rolar para muita coisa bonita acontecer: uma cidade mais criativa, mais cabeça aberta, com mais pessoas empreendedoras, onde possamos respirar mais ar. Vai ser o lugar onde se quer ficar.”  

 

// Para seguir no papo: o Lucas está à disposição para conversar sobre ideias e futuros projetos. Para embalar essa reunião, a sugestão dele é um café no Valkiria, que fica no térreo da Area 51. E, para saber mais sobre o funcionamento do coworking, agenda de atividades e outras cositas, basta acompanhar a comunicação nas redes:

 

FB: @aarea51

IG:  @aarea51.cc

Ah, e o endereço: Av. Coronel Lucas de Oliveira 894, Porto Alegre 🙂

Recommended Posts

Leave a Comment