BRICK DE DESAPEGOS • MODA QUE CIRCULA

 In para curtir, post

Que tal desapegar das roupas esquecidas no armário? Foi com esse convite, direcionado a amigos (e amigos de amigos), que começou o Brick de Desapegos, em 2011. Reflexo de um “mindset” de consumo sustentável, a feira ocupa lugares icônicos de Porto Alegre. No embalo da iniciativa consciente, surgiu também o Brechó de Desapegos, versão itinerante do projeto. Conversamos com Natalia Guasso, uma das idealizadoras.

O brick o brechó em um amplo debate sobre a moda

Os dois eventos nasceram da mesma vontade: fazer frente aos exageros do “comprar, comprar, comprar” – promovidos, na opinião de Natalia, especialmente pelas redes de fast-fashion. Ao longo de seis anos, o Brick de Desapegos se consolidou como um espaço para exercitar o consumo consciente. Une expositores (as pessoas que querem repassar o que não usam mais), brechós itinerantes e marcas de moda sustentável.

Mais do que isso, a feira (que este ano acontece no bar Ocidente) também promove um bem-vindo “penso” sobre a moda a partir do conteúdo. A cada edição, acontecem debates com nomes da cena local. O apoio a iniciativas com viés de sustentabilidade – como o Fashion Revolution, movimento global que discute a produção das roupas – é outro pilar importante.

Já o Brechó é uma espécie de versão itinerante da feira. Explora diferentes pontos da cidade, com o objetivo de desmistificar o consumo de roupas de segunda mão. “Queria trazer a cultura do brechó para que as pessoas se importassem, percebessem como tem coisa legal de segunda mão. E também se dessem conta da quantidade de roupa que, às vezes, é usada uma vez só”, diz Natalia.

Roupas esquecidas no guarda-roupa? Vamos fazer girar!

Natalia percebe que ainda há receio em relação aos brechós e à circulação das peças usadas: “Tem muita gente que não entende o conceito. E até quem diga que, mesmo na moda sustentável, brechó não entra em pauta. Eu sigo defendendo esse espaço. Vejo que a moda tem poder de construir, de identificar as pessoas, de ajudar o mundo”. Disseminar o desapego em outras cidades também é prioridade: São Leopoldo, Gramado e Caxias estão na agenda de novembro e dezembro.

// Fique de olho: no clima de festa que rola tanto no Brik quanto no Brechó de Desapegos. Ótimas opções de cervejas artesanais e drinks fazem parte dos encontros.

// Para desapegar: a divulgação das datas é feita nas páginas @BrickDeDesapegos e @Brechóedesapegos. O próximo Brick acontece dia 12/11, das 12h às 20h, no Bar Ocidente. Confirme presença no Facebook 😉

Brick de Desapegos

Recommended Posts

Leave a Comment