CREATIVEMORNINGS • BOAS DOSES DE INSPIRAÇÃO

 In para aprender, post

No CreativeMornings, a comunidade criativa se reúne para conversar sobre temas inspiradores (que podem ir de compaixão a sobrevivência), sempre com a participação de um convidado especialista. A iniciativa surgiu em Nova York, em 2008, e logo se expandiu pelo mundo – entre os 177 lugares desse mapa estão Oslo, Paris, Los Angeles, Montevidéu, Varsóvia e Kuala Lampur. Em Porto Alegre, o evento é organizado por uma equipe de voluntários. Entre elas, Juliana Macedo, sócia da Altos Eventos, com quem conversamos.

Falas inspiradoras para dias felizes

O formato do CreativeMornings é pré-estabelecido e funciona da mesma maneira mundo afora. Encontros mensais e gratuitos, que começam com café da manhã e são seguidos por uma apresentação de cerca de 20 minutos sobre um tema (o talk sobre compaixão, por exemplo, foi conduzido pela Monja Kokai). O propósito da fala dos convidados é simples, mas nobre: garantir aos presentes um dia mais feliz. Depois disso, com horário certinho para acabar (afinal, é preciso ir para o trabalho), o papo rola solto e garante o networking.

A equipe é enxuta e o trabalho no CreativeMornings é voluntário. O desafio, a cada edição, é trazer novos convidados e apresentar pontos diferentes da cidade. Encontros porto-alegrenses já aconteceram em lugares como o Espaço 512, o Origami Co., o restaurante Mantra e a Área 51, fazendo com que as pessoas circulem. Uma forma, nas palavras de Juliana, de dar um empurrãozinho para que pessoas se juntem, quebrem resistências a temas e lugares – uma forma de aumentar a bolha. “É um momento para baixar a guarda. A pessoa que está em cima do palco é como você”, conclui a produtora.

Uma comunidade em crescimento

Juliana conta que é comum o CreativeMornings ter lista de espera. Em Porto Alegre, cada edição atrai em torno de 40 participantes, o que muda de acordo com o endereço escolhido para sediar o encontro. O desejo é que esse número, muito em breve, chegue a 100 pessoas. Gente disposta a conversar, ouvir e se deixar contaminar pelas palavras inspiradoras. Além, claro, de quebrar a rotina atribulada do dia a dia.

// Fique de olho: no menu e no café quentinho sobre a mesa. E pode puxar papo com desconhecidos – parte da graça do CreativeMorning está em ampliar os rumos da prosa.

// Para participar:

As inscrições podem ser feitas pelo site do CreativeMornings. A divulgação local é feita na página @CreativeMorningsPOA, no Facebook.  E atenção ao horário: começa pontualmente às 8h30 para o café da manhã, com apresentação do convidado às 9h.

Recommended Posts

Leave a Comment