MINGAU, BRIQUE & BRINQUE, MULTIPALCO • espaços para crianças

 In para curtir, para trabalhar, post

Três mulheres à frente de eventos em Porto Alegre. Lívia Perrone Pires, Juliana Pandolfo e Iágoda Melissa cruzaram interesses e concretizaram a vontade de oferecer mais espaços para crianças – e também adultos – em Porto Alegre. Entre venda de produtos feitos ocalmente, shows e atividades de brincar, ainda reforçaram um movimento: o das mães empreendedoras.

Com filho pequeno no colo, muitas mulheres transitam entre dois sentimentos: de um lado, medo de ir para o parque (ou outros espaços públicos) com a cria; de outro, falta de vontade de ficar presa em um shopping. Foi o que aconteceu com a atriz Lívia Perrone Pires, que decidiu colocar a mão na massa e criar uma alternativa. “Achei uma parceira na Juliana Pandolfo e juntas fomos para a Casa de Teatro, um espaço de amigos”. Lá a dupla criou o Mingau, festa que tem como principal objetivo reunir famílias e amigos para curtir a tarde, ouvir música e dançar com os filhotes – e que hoje acontece de forma itinerante. O carnaval de 2018, por exemplo, foi celebrado no Vila Flores.  

Não pararam aí. No embalo da festa, criaram também um bazar. “Mingau é uma festa para o público infantil, onde brincamos que adultos são aceitos. Para fazer o Mingau acontecer, criamos um bazar. Tive a ideia conversando com uma menina de SP que tinha um projeto parecido. Para a festa, dependíamos de uma bilheteria. O bazar permitiu que começássemos a festa com as contas pagas e foi uma maneira de não perder dinheiro em algo ainda incerto. No fim, deu super certo!”.

Nasceu então o Brique & Brinque, feira de produtos infantis que acontece mensalmente no Bar Ocidente. Com comidinhas e espaços para brincar (com cabana, jogos, livros e novos amigos), mistura produtos artesanais vendidos por quem faz, brinquedos pedagógicos, brechó de roupinhas e brinquedos usados. “Nossa ideia é estimular o consumo consciente, dando uma vida útil maior aos artigos infantis, além de apoiar as mães e pais empreendedores que criaram seu próprio negócio”.

O bazar cresceu. Nas palavras de Lívia, por conta de uma “onda de pessoas que largam empregos chatos ou fixos para ficar mais tempo com os filhos e acabam descobrindo outros prazeres e talentos”. A movimentação aproximou Iágoda Melissa, à frente da feira Grand Bazaar ao lado do Ocidente, no Odessa. Ela propôs um projeto audacioso em conjunto para ocupar o Multipalco, que faz parte do complexo cultural do Theatro São Pedro: uma grande feira que reunisse todas essas iniciativas.

“Apresentamos o projeto para o Multipalco. Eles adoraram! Já tinham percebido uma necessidade de dar novo uso ao espaço que estava ocioso. A feira começou no final de 2016. As pessoas não conheciam muito bem o Multipalco, era preciso explicar que tinha uma concha acústica linda”, conta Lívia. A opção pelo centro também agradou as três mulheres, cujas trajetórias pessoais passam pelo bairro. “Eu cresci na Duque, a Ju mora na Duque, a Iágoda mora na frente do Gasômetro”.

Para o futuro de Porto Alegre, Lívia deseja que as pessoas continuem prestigiando esse tipo de iniciativa. “Se não ocuparmos os espaços, eles desaparecem. Há a questão do medo, e eu entendo, mas quanto mais ficarmos em casa, mais insegura ficará a cidade. Então espero que as coisas sejam construídas e não destruídas”. Ela encerra a conversa chamando todas as pessoas a participarem: “Nossos projetos são friendly: kidsfriendly, petfriendly. Aceitamos todo mundo e a Feira Multipalco está sempre cheia!”, diverte-se.  

 

// Para expor na Feira Multipalco: A curadoria é feita pelas organizadoras, que avaliam os produtos por fotos. O rol de escolhas é bastante diversificado, de produtos veganos a produtos para pets, passando por decoração e moda.

// Para curtir a Feira Multipalco: a próxima acontece no dia 08 de abril,  das 14h às 19h, no Multipalco do Theatro São Pedro. Confirme presença no evento do Facebook.

 

Mingau

FB: /mingaumatine

IG: @mingau_matine

 

Brique & Brinque

FB: /Brique-Brinque

 

Grand Bazaar 

Fb: /grandbazaarportoalegre

 

Feira Multipalco

FB: /feiramultipalco

IG: @feiramultipalco

Recommended Posts

Leave a Comment