MODAUT • moda autêntica para um mundo mais sustentável

 In para curtir, para trabalhar, post

De olho em marcas locais feitas com autoralidade, Gabriel Bastos e Rodrigo Kronbauer criaram o MODAUT. Mezzo feira itinerante, mezzo espaço fixo (prestes a abrir as portas na rua Miguel Tostes, reduto de criativos da cidade), o movimento tem o propósito de promover uma troca de experiências e dar ação à reflexão sobre consumo consciente. 

Muitas marcas autorais em Porto Alegre; poucos lugares para mostrá-las. Essa lacuna de visibilidade intrigava Gabriel Bastos, à frente da Vintax, marca de gravatas feitas com tecidos reaproveitados. Os tecidos para as gravatas eram comprados do amigo Rodrigo Kronbauer, dono da marca de camisas Sueka (que trabalha com estampas exclusivas). Foi entre negociações e retalhos que a conversa se ampliou. Começaram a pensar em um evento e deram a ele o nome de MODAUT: abreviação de moda autoral ou de moda autêntica.

O lançamento do projeto aconteceu em outubro de 2016, no Complex Skatepark, com mais de 20 marcas, workshops e um desfile. Além do contato direto entre produtores e consumidores, a intenção de transformar conteúdo em ação se concretizou. O sucesso foi tanto que logo veio o desafio de lançar edições maiores: ao longo de um ano e meio de projeto, 4 eventos já reuniram mais de 5 mil pessoas, 60 marcas e bandas em espaços amplos da cidade, como  a Area 51 a área externa do Shopping Total.

Eventos de moda que vão além da compra

Focado na experiência, o MODAUT não tem preocupação com a periodicidade. Com a ocupação de espaços urbanos, sim: “Acho importante ter eventos para vivenciar a cidade. A Área 51, por exemplo, é um polo criativo. É legal que as pessoas o conheçam. Gostamos de botar o público em contato com as marcas em um lugar aberto, onde é possível tomar uma cerveja, ouvir uma banda. Ou comprar alguma coisa – mas isso vai além de comprar”, diz Gabriel. Com cerca de 90 marcas no radar, a dupla procura fazer uma curadoria que englobe roupas masculinas e femininas, acessórios e óculos.

A parceria com a Unisinos na edição realizada no Shopping Total resultou em um espaço para exposição das criações de alunos, além de palestras com professores e mestrandos. “Conversando com o pessoal da universidade, entendemos que a cena de moda autoral aqui é muito forte. Não sei se existe um fio condutor, mas todo mundo meio que se conhece – faz feira junto, sabe do trabalho do outro, indica fornecedor. Vejo que existe uma consciência. E que o consumo consciente é algo que todo mundo preza muito”, conta o empreendedor (que, antes do MODAUT e da marca de gravatas, trabalhou em uma empresa de projetos com impacto social positivo e teve um food truck de batatas fritas).

Saber de onde o produto vem  

Gabriel acredita que a mudança na forma de consumir moda vai ao encontro de uma nova forma de produzir – em menor escala e com maior durabilidade : “O público está começando a se preocupar mais com a origem: paga um pouco mais, mas sabe de onde o produto vem.” E sugere aproveitar os eventos para conhecer esse processo: “entender por que fazem aquilo, onde fazem. As marcas de Porto Alegre costumam ter histórias bacanas, remunerar bem a cadeia. É importante estar mais perto das criações do Sul em vez de consumir  apenas de grandes magazines. Entendo que não seja possível para muita gente consumir tudo local, mas é legal equilibrar. Estar aberto”.

// Para curtir a experiência completa: a próxima edição do MODAUT  acontece no dia 03/03, sábado, na Area 51, a partir das 14h. Serão mais de 25 marcas de moda, food trucks e shows. A edição contará ainda com um “esquenta” para o Fashion Revolution Day e um workshop de introdução à aquarela com a Camila Averbeck (as vagas são limitadas e por isso é necessário inscrição prévia). Informações completas no evento do Facebook.

// Boas novas com a Casa MODAUT: com vontade de dar maior visibilidade ao que é produzido localmente, o MODAUT se prepara para virar também um espaço colaborativo. A Casa MODAUT vai reunir 5 marcas residentes (Sueka, Mudha, Lucas Moraes, Aurora e Colore), marcas convidadas e eventos + workshops no endereço onde por muitos anos funcionou a loja colaborativa Pandorga. Anote: dia 8 de março acontece a inauguração, a partir das 17h.

MODAUT (Rua Miguel Tostes, 897)

FB:/somosMODAUT

IG: @somosmodaut

E-mail: somosmodaut@gmail.com

Recommended Posts

Leave a Comment